Programa livre de computador economiza R$ 3 milhões
Agnaldo Silva
Capacitação beneficia 700 servidores na primeira fase
Uma economia de cerca de R$ 3 milhões anuais. É o que o governo municipal pretende economizar em 2010 com a implantação de softwares livres em todos os computadores da Prefeitura.
Nos próximos três meses, cerca de 700 funcionários estarão fazendo cursos de capacitação para trabalhar no novo sistema operacional.
As duas primeiras turmas estão sendo capacitadas no Centro Educacional Maria Quitéria, em dois períodos, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os primeiros funcionários a passar pela capacitação são das secretarias de Educação (Seduc) e da Administração (Secad).
De acordo com o coordenador da Central de Tecnologia e Gestão da Informação de Camaçari, Bruno Moura, a capacitação começa pela substituição dos aplicativos do Microsoft Office do sistema operacional Windows pelo programa Br Office, totalmente gratuito. “Gradativamente, implantaremos o Linux, que também é um software livre, no lugar do Windows”, explica o coordenador.
A idéia de mudar o sistema operacional dos computadores da Prefeitura partiu do secretário da Administração, Ademar Delgado, depois de participar, junto com o coordenador da CGI, em outubro deste ano, em Brasília, do 1º Encontro Nacional de Tecnologia da Informação.
Para os servidores que estão sendo capacitados, a dificuldade não é muito grande. É o que afirma a funcionária da Seduc Vera Sena. “O sistema é de fácil assimilação. São poucas as ferramentas diferentes”.
O analista de sistemas e segurança da informação e monitor do curso, Thiago Nogueira, afirma que a maior dificuldade é mudar a cultura dos alunos. “Eles estão familiarizados com o word, excel e powerpoint. Aos poucos, eles irão assimilar os novos programas”.
Maurício Matos
Fonte original: http://www.camacari.ba.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=5741
Nenhum comentário:
Postar um comentário