sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Segurança da Informação: Iptable e Squid

Infelizmente poucas empresas no nosso estado (Bahia) dão a verdadeira importância para um dos pontos críticos em TI: A segurança de informação. Um dado como sabemos pode não valer muita coisa, ou até mesmo nada, mas a informação vale, ou pelo menos pode valer, muuuuiitooo dinheiro! Exemplo? Dois concorrentes de um determinado seguimento pagam o mesmo valor de um produto X. Algum dia surge um novo fornecedor ou uma nova janela de importação que abaixa consideravelmente o valor de compra desse produto, o que fará com que o concorrente que tem esse conhecimento ganhe vantagem sobre o que não tem. Isso é informação!! E por isso que ela pode valer muita grana em um mundo onde quase tudo é transmitido e armazenado por meio digital. E é aí que o profissional de Segurança de Informação entra: Ele trabalha arduamente para evitar que as novas descobertas de falhas nos softwares venha a deixar alguma brecha para curiosos. Então, listarei abaixo alugns dos sistemas usados para justamente se encarregar dessa proteção.

Squid - Trata-se de um servidor proxy onde seu objetivo principal é facilitar a conexão entre os serviços externos com os serviços internos de uma rede. Basicamente ele é um software multifuncional onde pode, dentre outras funcionalidades, fazer cache de páginas web, reduzindo assim o tráfego em uma rede, ou simplesmente controlar a entrada/saída dos protocolos HTTP, HTTPS e FTP.

Clique AQUI para baixar o manual do Squid em português.



IPTABLES - Potente Firewall, assim como o Squid, é desenvolvido para trabalhar na arquitetura UNIX. Diferente dos Firewalls desenvolvidos para Windows, o Iptables destaca-se pela sua maleabilidade. Praticamente qualquer protocolo pode ser controlado e qualquer regra, seja ela simples ou complexa, pode ser criada para dar ou negar permissões. Muito semelhante também são as chamadas ACL desenvolvidas para dar segurança aos roteadores.

Clique AQUI para acessar a página oficial do NetFilter/Iptables.

Um comentário: